iTunes, Windows Media Player? Esqueça-os…

Publicado: 05/01/2008 em Diversão, Internet, Linux, Mac OS X, Multimídia, Tecnologia, Ubuntu, Windows
Tags:, , , , , , , , , , , , ,

Ser um blogueiro cristão não significa que necessariamente se deva ser um fanático religioso que só ouve salmos e leia a Bíblia a todo instante.
Assim como muitos, eu sou um amante da música e diga-se de passagem, de uma boa música.

Há tempos atrás, escrevi um post sobre o Listen, um player muito bom para o Linux. Mas nas minhas andanças pela web, acabei parando no blog Padoca Virtual, que postou um artigo sobre mais um player multifunção: o Songbird.

Com a aparência inicial do famoso iTunes, da poderosa Apple Computer, e capitaneado pela Mozilla Foundation, o Songbird veio para arrebentar: Só para se ter uma idéia, ele está disponível para Windows XP e Vista, nativamente para Fedora e Ubuntu Linux e MacOS X. E, atualmente na versão 0.4 já desponta com grande vantagem sobre os concorrentes.

Songbird

Suas funções vão além de um player de música convencional. Ele toca praticamente todos os formatos de áudio suportados, vídeos, permite que você organize em playlists aquela bagunça de arquivos em mp3 espalhada pelo seu HD, monta uma biblioteca de todos eles e de quebra ainda deixa você fazer downloads de músicas hospedadas em “Audio Blogs” usando o navegador web embutido, baseado no excelente Mozilla Firefox. Tem suporte a “peles”, chamados Feathers, que permitem a você personalizar a aparência do “pássaro cantor”. E, assim como o Firefox, já existem diversos Add-Ons (ou extensões) para você deixar o Songbird do seu jeito. Inclusive o AlbumApplet, um add-on que monta uma lista de capas de seus CDs no estilo do CoverFlow do iTunes.

A única queixa que tenho dele é que ainda não está disponível um equalizador gráfico, o que deixa o som um pouco feio, mas mesmo assim, com uma boa qualidade. E para amantes da música, como eu, ouvir sua música predileta com aquele efeito “flat” é terrível. Mas espero para breve, uma atualização com esta função que é indispensável.

Curioso sobre o Songbird? Sinta-se à vontade para mexer no ninho da “ave”.
E se você curte design ou gosta de programar, junte-se ao time de desenvolvedores e monte um Feather ou crie um Add-On que ainda não vimos em outro player. Que tal? A equipe de desenvolvimento agradece.

iTunes, Windows Media Player, Listen, AmaroK? Nunca mais!
Agora meu player predileto é o Songbird!

comentários
  1. Zaine disse:

    vC tem tempoooo mesmo ehaiheiaheiaheiahea..

    Legal Zeh.. mto bem bolado viiu???

    apesar de ser um assunto meio fora dos meu [:p]

    eu sempre boio mas tdo beem…

    zuera.. ta da hora mesmo

    beijOo;

  2. Phoenix7 disse:

    Eu te mato, você me indica o iTunes e no dia seguinte muda de idéia???

    Ainda bem que vai ficar no “cogito” fi.. você se safou porque eu gostei da parada! 😀

  3. ZehRique disse:

    Foi malz, Phoenix7. Sabe como é a vida de micreiro, né?
    Andanças e mais andanças pelo mundo da informática.
    A cada dia surgem novidades. Essa foi uma que me surpreendeu!

  4. Silvio Somer disse:

    Foi ótimo ter encontrado este post, eu estava mesmo procurando uma alternativa pro iTunes pra usar junto com o meu iPod.
    Valeu.

  5. ZehRique disse:

    @Silvio Somer: Obrigado pelo feedback. E teste bastante o Songbird pois ele ainda está em um estágio muito prematuro, mas tem potencial pra desbancar alguns players.

    Abraço.

  6. Fabio disse:

    Ótima dica!!Estava cansado dos 2 e vc me aparece com essa!

    Mto bom mesmo!!

    Valeu !!:D

Deixe um comentário

