Opinião sobre o subnotebook Asus Eee PC

Publicado: 23/03/2008 em Gadgets, Hardware, Linux, Multimídia, Sistemas Operacionais, Tecnologia, Ubuntu, Windows

Muito se tem falado ultimamente sobre o Asus Eee PC, um notebook de dimensões diminutas que roda tanto Linux quanto Windows como Sistema Operacional. Muitos contras e muitos a favor; afinal quem tem um notebook "normal" não quer trocar por um Eee PC e quem não tem, sonha com as facilidades que o pequenino oferece.

Eu estou pensando seriamente em adquirir um desses na versão de 4 GB ou 8 GB de SSD por ter muitos documentos e e-books em PDF que não consigo ler em meu computador desktop por pura falta de conveniência. Já com o pequenino Eee PC e sua tela de 7" e 900 GHz de velocidade, posso ler, bater papo ou ouvir meus MP3 tanto em viagens quanto no aconchego do meu quarto, antes de dormir.

Asus Eee PC Fora que o subnotebook, ainda tem algumas vantagens sobre os PDA’s (tenho um Palm Vx e sei disso), pois nele você pode carregar toda a sua agenda telefônica e aplicativos personalizados e, de quebra, se conectar à internet utilizando redes sem-fio ou mesmo a velha interface Ethernet ou o arcaico Modem para acesso discado. Conectividade é o que não falta. E a bateria aguenta o tranco.

Ah! E o pequeno ainda vêm com webcam integrada em alguns modelos. Dá pra você conversar pela Internet com os amigos ou fazer uma pequena vídeo-conferência com seus contatos profissionais tranquilamente.

topMas quem pensa que o Eee PC só serve para brincar, está enganado. Embora a próxima fotografia fale por si mesma, o hardware não deixa a desejar. Ele pode ser uma verdadeira mão-na-roda na faculdade, no trabalho ou mesmo em casa. Pois não importa a versão do Sistema Operacional que você escolher (Windows XP ou Linux, neste caso uma versão personalizada do Xandros), ele já vem com um pacote de softwares freeware e alguns gratuitos, a maioria iguais aos dos PCs de maior porte. Só para citar alguns softwares e serviços aclamados pelo público em geral, esta belezinha vem com: OpenOffice, Mozilla Firefox, Skype, IM, acesso nativo ao GMail, dicionário, jogos, dentre outros. Fora que a seção de multimídia dele é fantástica.

E o melhor do Eee PC é que você não fica preso ao Sistema Operacional que vem pré-instalado. Você pode mudar para o ótimo Ubuntu Linux e se divertir ou trabalhar a valer. Já pensou você chegando na casa daquele seu cunhado invejoso com um brinquedinho desses, "roubar" a conexão de internet dele e começar a trabalhar ou perder algumas horas brincando? Garanto, ele vai ficar doido por um desses também.

E para o público feminino, além da cor branca, já existem modelos nas cores pink, verde, azul e preto.

Quer saber mais sobre "a criança"? Vá até a página de especificações do Eee PC, no site da Asus.

Créditos das fotografias: ASUSTeK Computer Inc.

Anúncios
comentários
  1. Com o preço que está no paraguai, eu estou doente por um desse, sou um franciscano vendido pro sistema mesmo…

    http://www.naveshop.com/v1/index.php?palavra=asus&class_merc_cd=0&Submit=buscar&mpath=resultados&plv=1&tit=Resultados+da+Busca

    Ah Zeh, sabe que se eu conseguir fazer pedido…. vou ver se faço um para você também…. quer o pink não é? (risos)

  2. ZehRique disse:

    Ah, sim, estou louco pra comprar ou receber a doação de um. hehehehe

    Quando ao modelo pink não gostei muito não. A cor é um tanto que apagada. Mas se você efetuar o pedido, deixo como presente pra você. Fiquei sabendo que tu curte muito a cor. 😛

    Abraço!

  3. Está aprendendo a ficar liso igual o Wagner (risos)

    Eu por minha vez mando pro beba, que gosta de rosa! (E é verdade, você sabe que ele tem gravata e camisa dessa cor) 😀

  4. Toni disse:

    A impolgação é apenas inicial. Para quem não manja muito de informática, é uma decepção, pois não roda vários tipos de mídia, tem problemas para se conectar em várias redes, enfim, não vale a pena, é só perda de dinheiro.

    • ZehRique disse:

      Olá, Toni.

      Seu comentário não procede totalmente. Por quê?

      Primeiro: A “impolgação inicial” não é apenas passageira e “não rodar vários tipos de mídia” ficou um tanto vago. Se você se refere a CDs, DVDs e outras mídias óticas e/ou magnéticas, sabe que ele não vai rodar (de forma nativa) mesmo. O EeePC não foi projetado para isso. Ele foi feito para proporcionar uma experiência de uso o mais simples e cômoda possível. Para quê (em tese) precisamos de um DVD para assistir a um filme “kibado” da Internet se hoje existem Pendrives com mais de 32 GiB de capacidade de armazenamento? E a facilidade para se ler livros eletrônicos que você não tem no computador Desktop? Isso é o pouco do muito (sic!) que esse “notebookzinho” pode fazer.
      Mas se você estiver se referindo a mídias como vídeos, áudio e outros, basta instalar o suporte a esses tipos no sistema operacional em execução. Funciona muito bem, obrigado.

      Segundo: para se conectar a várias redes, deve-se conhecer a ferramenta de conexão e a rede a ser utilizada, senão tu não se conecta mesmo.

      Terceiro e último: Ah! vale a pena sim. Não é perca de dinheiro sua aquisição. Conheço pessoas que dão manutenção em servidores à distância, usando conexões sem fio de aeroportos, hotéis e mesmo a de casa.

      Procure algum amigo que tenha um desses com o Ubuntu Network Remix ou outro sistema operacional instalado e depois comente aqui.

      Um abraço e perdoe-me se fui muito rude ao respondê-lo.

      PS: Se você que está lendo este comentário é um feliz possuidor de uma “maquininha” dessas e acha que ele está um pouco lento, experimente instalar um Linux com o ambiente gráfico LXDE. É rápido e cumpre o que promete.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s