Será que o Deus dos cristãos é ruim mesmo?

Publicado: 12/07/2010 em Religião e afins
Tags:, , , ,

“Quando o rei de Israel os viu, perguntou a Eliseu: Feri-los-ei, feri-los-ei, meu pai?” – 2Rs 6:21

Muitos tem dito sem conhecimento de causa, que o Deus dos cristãos é um Deus malvado, cruel, impiedoso e acrescentam outros adjetivos mais. Eu, porém, digo que tanto os que proferem tais imprecações, quanto os ignorantes (no bom sentido) que acreditam nestas falácias, estão enganando a si próprios.

Ora, voltemos ao versículo citado: nele, o rei de Israel — na época do profeta Eliseu, por conta de uma disputa que o rei de Samaria intentava contra seu reino — consultou o profeta sobre o que deveria fazer. Levantava seu exército para guerrear contra o oponente ou deveria tomar outra estratégia? Não porque o rei de Israel era fraco e apreensivo, mas porque temia ao Todo Poderoso. Motivo este que o levou a consultar o homem de Deus na época: Eliseu.

Quem não conhece o desfecho desta história (verídica), provavelmente pensará que Eliseu, como homem que era, instruiu ao rei que exterminasse o inimigo. Ledo engano, caro leitor. Eliseu foi ter com Deus, em oração, para pedir que Este poupasse a vida dos inimigos, que já eram numerosos e cercavam a cidade àquele momento, esperando um deslize dos israelitas.

Mas como Deus não gosta de confusão e ouve a oração do justo (e também do injusto), atendeu ao pedido do profeta, o qual rogou que seus inimigos ficassem confundidos e os conduziu para dentro da cidade fortificada. Quer moleza maior do que ter seu inimigo como uma marionete em suas mãos? Para o homem vil e vingativo, como é aquele que não teme a Deus, isso é um prato cheio.

O rei de Israel poderia exterminar a todos, pois estavam sob seu domínio. Mas não o fez. Por quê? Porque era covarde? Negativo. Porque sabia que o Deus a quem servia poderia criar uma situação favorável. Só não sabia como. E o que ele fez? Consultou novamente ao profeta, que certamente consultou ao Todo Poderoso. Resultado? “Respondeu ele [o profeta]: Não os ferirás; fere aqueles que fizeres prisioneiros com a tua espada e o teu arco. Porém a estes [cativos], manda pôr-lhes diante pão e água, para que comam, e bebam, e tornem a seu senhor”. 2Rs 6:22

Ora, quem é o adversário que serve um banquete para seu inimigo e ainda o despede em paz? O homem que não teme a Deus não faz isso. Pelo contrário: “Opa! Já que estão nas nossas mãos, vamos acabar com todos!” ou “Já que esta pessoa desprezível está sob meu domínio, vou dar um fim nela.”, seja de maneira verbal ou material.

O Deus ao qual os cristãos foram instruídos a seguir não ensina a confrontar o inimigo dessa forma, embora Ele mesmo tenha executado juízo fatal sobre Seus inimigos. Ressalvando: Deus é soberano e não cabe ao homem questionar Suas ações. Ele decide e as cumpre. Ponto.

Porém ao homem, Jesus Cristo enquanto esteve na Terra e em feição humana sempre pregou o perdão, por sinal um dos dons mais excelentes que podemos manifestar pois, através dele ganhamos (mesmo que com prejuízo próprio) a guerra e se o inimigo for sensato — como o rei de Samaria foi no passado — podemos até ganhar um amigo.

Portanto, quando tivermos alguma questão com quem quer que seja, procuremos não executar juízo prévio contra ela, antes porém, dialoguemos. Quem sabe durante o diálogo, fazemos um amigo? Nada é impossível.

Texto patético e sem sentido, principalmente no tempo em que estamos vivendo? Talvez. Mas quem sabe um pouco de meditação e reflexão o façam mudar de ideia?

E não deixe de conferir o capítulo todo de 2º Reis 6. Numa Bíblia próxima de você. 😉

Anúncios
comentários
  1. Ainda há quem pense que o Deus do VT e Jesus são dois “deuses” diferentes… daí vem com essa de Jeová falso deus (agulhada no Adam ahah) ye larai!

  2. […] "Quando o rei de Israel os viu, perguntou a Eliseu: Feri-los-ei, feri-los-ei, meu pai?" – 2Rs 6:21 Muitos tem dito sem conhecimento de causa, que o Deus dos cristãos é um Deus malvado, cruel, impiedoso e acrescentam outros adjetivos mais. Eu, porém, digo que tanto os que proferem tais imprecações, quanto os ignorantes (no bom sentido) que acreditam nestas falácias, estão enganando a si próprios. Ora, voltemos ao versículo citado: nele, o rei de I … Read More […]

  3. Liliana disse:

    Concordo com suas palavras Zeh.
    Pessoas que não tem Deus em seus corações provavelmente iriam querer exterminar seus adversários. Aliás, mesmo na hora de nossa raiva queremos nos vingar de nossos inimigos, mas há um porém: em nossa ira podemos causar danos irreversíveis, seja materialmente ou espiritualmente. Sei que não é fácil estarmos com nossos inimigos nas mãos, mas na hora da raiva devemos procurar a sabedoria Divina para que não nos arrependamos depois.
    Sabedoria é um dom que devemos buscar.

  4. Rafael disse:

    Eu escrevi sobre a imagem do homem semelhante a de Deus no meu blog, tratando de conceitos definidos pelo homem. Leia e comente: http://fantasticocenario.wordpress.com/2009/11/25/deus-fez-o-homem-a-sua-imagem-e-semelhanca/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s