Meu firewall e a energia elétrica

Publicado: 20/02/2008 em Hardware, Internet, Linux, Sistemas Operacionais, Software, Tecnologia, Windows
Tags:, , , ,

Dizem os grandes nomes da informática que o Sistema Operacional Linux é um dos mais robustos e estáveis que existem.
Pois bem, no mês passado resolvi montar um pequeno servidor-de-firewall para gerenciar uma pequena rede em meu Home-Office. Saquei de um modesto computador AMD K6 de 450 MHz, 64 MB de memória RAM e HD com 20 GB. O Sistema Operacional escolhido foi o Debian Etch.

Reuni alguns artigos de exemplos de scripts de firewall usando o famoso iptables e fiz uma junção que funcionou muito bem, até eu resolver comprar um pequeno Switch e rotear meu modem ADSL para reduzir o custo com a bendita energia elétrica.

Não sou um expert em Linux, mas os artigos que li e as cabeçadas que dei fizeram com que aprendesse o suficiente para colocar um pequeno servidor em produção. E como eu disse no início deste post que o Linux é estável, resolvi capturar a tela do meu pequeno servidor, o qual acessava por SSH direto de meu desktop rodando Windows. Sim, caro leitor, eu utilizo Windows na maior parte do tempo para trabalhar. Quem sabe no futuro as coisas melhorem e eu resolva abandonar a Microsoft de vez. Mas vejo que será difícil. Bem, sem mais delongas, abaixo está a tela do servidor minutos antes de ser desativado:

Uptime Servidor Linux

Pois bem foram 32 dias online e sem uso de no-break! Não acredita nessa façanha? De início, nem eu acreditei. Perto de servidores web e outros servidores empresariais dedicados, que já passaram mais de 2 anos ligados e sem reiniciar, minha experiência é pequena, mas o que mais me chamou a atenção foi a qualidade da energia elétrica distribuída até minha residência! E durante estes dias, dá-lhe tempo ruim, com pancadas de chuva memoráveis e trovoadas idem, além do calor infernal e sem contar outros fatores. Pelo que percebi, não houve grandes oscilações.

Quero deixar aqui o meu agradecimento à CPFL, a concessionária de energia elétrica que cuida do setor onde resido. Estão de parabéns. Nenhuma queda em todos esses dias.

Pois é caro leitor, quando pensar em montar um servidor dedicado, não tenha dúvida: opte pelo Linux e seja feliz como eu fui. Só lamento o abandono do uso contínuo do pequeno servidor por causa do gasto com a eletricidade. Agora com o switch serão míseros 3,37W contra 250W do computador, que de hoje em diante será reutilizado para pequenos testes com servidores de Bancos de Dados.

comentários
  1. Servidores de Firewall rodando em linux são assim mesmo, quando bem configurados. Cheguei a ter um servidor firewall/proxy rodando squid/iptables com uptime de quase 400 dias.

    Abraços

  2. ZehRique disse:

    Rafael, e aquelas histórias de servidores web e outros rodando há mais de 2 anos?
    Às vezes fico pensando se realmente o sistema dá conta de ser atualizado e tudo sem necessitar de pelo menos um restart.

    Mas… vou fazer um update deste post, mostrando a precariedade com que rodava o meu servidorzinho. 🙂

    Abraço e obrigado pela visita.

  3. Zeh,

    No meu caso, tava tudo rolando numa boa. Tive que reiniciar porque a energia ia ficar parada um bom tempo e o nobreak não ia dar conta. Mas estava dando conta certinho, sem problemas com consumo excessivo de recursos ou algo do tipo.

Deixe um comentário

