Manifestações do Espírito Santo?

Publicado: 19/01/2008 em Alfinetadas, Nonsense, orkut, Religião e afins
Tags:, , , , , , , ,

Ontem, enquanto navegava no orkut em uma comunidade da “Congregação Cristã no Brasil”, me deparei com um post que chamava a atenção para as novas “unções” que estão surgindo nas igrejas neo-pentecostais.
Um dos orkuteiros reclamava da nova(?) “Unção do Cachorro”. Não sabe o que é isso? Assista ao vídeo que linkei abaixo e você vai perceber o quanto o povo que se diz de Deus está desviando da verdade e tomando caminhos tortuosos que no futuro, além de ridicularização, servirão de tormento para a alma.
Caro leitor(a), você pode estar pensando que eu, um pentecostal declarado, membro da dita CCB (Congregação Cristã no Brasil), não estou mais acreditando em manifestações do Espírito Santo. Pois se enganou. Acredito e muito, mas aberrações atribuídas a Deus não tolero de maneira alguma. Também gosto de ver o Espírito atuando sobre a igreja, realizando curas, libertações de diversos tipos e ainda manifestando um dos primeiros dons citados na Bíblia, no livro de Atos dos Apóstolos: o falar em novas línguas. Mas não glossolália pura como quer o sr. Padre Jonas Abib, do movimento RCC, da Igreja Católica Romana.
Ora, façamos uma reflexão com referência ao dom de Línguas Estranhas: Espiritualmente falando, não há a mínima possibilidade de se ensinar a falar em línguas estranhas, pois esse é um movimento provido pelo próprio Espírito. E o Espírito concede a quem Ele quer, seja o falar em diversas línguas e dialetos terrenos quanto espirituais. Portanto, brincar de falar em línguas é um ato pueril, coisa de quem ainda não saiu dos primeiros rudimentos bíblicos. Francamente.

Bem, chega de conversa e vamos ao vídeo. Ria ou chore, se puder.

Ele se chama The Toronto Blessing e está hospedado no site GodTube. Sim, foi isso que você pensou, um “YouTube” cristão.

Bem, para você poder assistir, vai ter de clicar no link do nome do vídeo, pois o WordPress não me deixou embutir o vídeo neste post.

Mas se você tiver estômago para ver outra aberração, tem essa. Do Pastor Benny Hinn. Mais um que se apostatou da fé!


Finalizo com umas palavrinhas, não minhas, mas do querido Apóstolo Paulo:

“Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios, pela hipocrisia de homens que falam mentiras e têm cauterizada a própria consciência,” 1 Tm 4:1-2

Update 1: Meu irmão-amigo Charles Gomes advertiu-me quanto a má qualidade dos servidores do GodTube. Portanto, se você não conseguir visualizar o vídeo na primeira tentativa, continue tentando até conseguir (isso se você tiver paciência).
Das duas uma: Ou eles são muito visitados ou o site está mal estruturado. Fazer o quê… Ninguém é perfeito.

Update 2: Enquanto não encontro o vídeo original, que parece ter sumido do YouTube. Assista ao “novo” que encontrei.

comentários
  1. Daniel disse:

    Pois é, infelizmete o Movimento Pentecostal, tem sido atacado, por este hereges, que copiam a verdadeira moeda.
    Para melhor compreensão deste animadores de auditório eu recomendo a leitura dos textos do pastor Ciro Zibordi e Gutierres Siqueira, que tratam com maestria deste tão simples tema.
    O Espírito não traz confusão, traz paz e alegria. Dúvida? não o ES não traz dúvida, traz certeza, da nossa salvação, e da Sua presença.

  2. René disse:

    A paz!
    Tomei a liberdade de postar aquele vídeo do Toronto Blessing lá no meu blog também, numa série de posts chamados “O futuro do neo-pentecostalismo” rsss
    Valeu pela indicação do vídeo!

    Abraço!

  3. Menina Chata disse:

    Gostei muito de conhecer seu blog.

    Só não me pergunte como cheguei até aqui, porque a estrada foi longa e confusa..rs
    Em todo caso, deu certo. Conheci um blog ótimo.

    Sobre o post… Não faltava mais nada, né?
    Unção do cachorro é cruel.
    E os crentes alienados ficam furiosos qd falamos sobre os erros-gospel. Cuidado, hein? rs

  4. ZehRique disse:

    Hannn… pode ficar tranquila, Menina Chata.

    Tenho medo não. Temos mesmo é que denunciar essas palhaçadas que estão manchando o meio pentecostal e evangélico.

    Recomendo a leitura do blog do René. Lá ele fez um estudo mais detalhado sobre o assunto.

    Abraço.

  5. anonîmo disse:

    Olá você é pentecostal? Já houviu falar em William Branham? O que acha dele? E a propósito, quando é que você vai terminar a versão em português do “Creating a CSS Layout from scratch”?

    Abraços.

  6. ZehRique disse:

    Olá, anônimo. Apesar da denominação protestante a que pertenço não declarar abertamente, eu me considero um pentecostal. Já vi e constantemente vejo os dons manifestos no Dia de Pentecostes, lá em Jerusalém, acontecerem nos templos de minha igreja.

    Sobre William Branham, não o conheço, preciso fazer uma pesquisa. O que você sabe sobre ele para poder compartilhar comigo e com os demais?

    Pode postar referências e algum texto aqui.

    Quanto ao “Creating a CSS Layout from scracth”, tenho boas notícias: já estou com o texto totalmente traduzido e vou começar a postar uma parte por dia até o encerramento. Portanto, temos 6 dias para o término.

    Um abraço e obrigado pela visita.

  7. Clécio Alencar disse:

    ola, queridos irmaos separados nao ouse querem ridicularizar a igreja catolica, voces bem sabem que ela é de Cristo, falem das baerraçoes que existe nesse meio penetcostal, que em muitos lugares é sugo, mentiroso, uam amiga minha da congregaçao crista me disse outro dia..olha la so tem lugar quemtem dinheiro…e comprovei, porque minah avó foi menbro dessa denominada igreja…eu rezo por vcs entre vós existem gente de boa fe´…os frutos do Espirito Santo nao é uam religiao fechada em si mesma mais no imenso amor de Deus que acolhe a todos..mas nao com uma liberdade de interpretaçao enganosa…cuidado o inferno nao prevalecera contra igreja de Cristo muito menos seres humanos..um forte abraço

  8. ZehRique disse:

    @Clécio Alencar: Não estou aqui criticando somente a ICAR, estou criticando as palhaçadas, profetadas e outras “-adas” que existem tanto no seio de tua igreja quanto no da que pertenço e nas demais.
    A “Unção do cachorro” é uma das aberrações de uma pseudo-igreja pentecostal, isto está claro no post!

    Um abraço e obrigado pela visita.

  9. massao disse:

    eu acho interessante a grande preocupação com algumas manifestações dentro das igrejas pentecostais, e na verdade eu relamente acho estranho, mas mais estranho é quando no fundo coisas que estão de forma escrachada acontecendo no meio cristão ( se posso assim dizer ) muitas vezes são tentados provar com a palavra de Deus, e as vezes mudando o exodo 20 que traz os mandamentos de Deus, e curiosamente se elimina a parte que é para não fazer imagem de escultura e não adora-las, e por pretexto dizem que não adoram ?????, muito estranho, ou outras vertentes da ramificação cristâ que dizem que somente a igreja deles são salvos, muito estranho, igrejas que foram fundadas a partir de 1910 aproximadamente, e antes dela existir não havia salvação ???????, mas quero apenas dizer que também eu creio que muitas coisas que acontecem dentro de igrejas pentecostais, neo pentecostais e tradicionais são coisas da alma da pessoa, muitas são manifestações demoníacas, mas muitas coisas são do Espírito Santo, temos que ter o cuidado de não julgar precipitadamente como fizeram os farizeus a respeito de Jesus o chamando de belzebu, mas podemos olhar a denominação que estamos e com intereza de coração comparar as nossas praticas com a palavra de Deus, assim pedir perdão a Deus por nosso pronto sentimento de julgar e tentar limitar a ação de Deus, me recordo que em atos dos apóstolos uma igreja viva se levantou com adoração e linguas estranhas diante do povo e prontamente aqueles qua não entendiam e não conheciam a Deus prontamente os chamavam de bebados, será que estamos repetindo a mesma coisa depois de mais de 20 séculos, será que eu estou pronto a escutar críticas e meditar em cima delas para ver se há relamente algo de bom que nos faça crescer, os mais maduros na fé aguardam os frutos que acontecem na igreja, mas aqueles que se alimentam de leite qualquer coisa os escandaliza…… .Falo isso não atacando ou com uma critica frivola, mas colocando um ponto de interrogação, será que nossas acusações vão gerar vidas ou morte . pense nisso.

  10. os frutos do Espirito Santo nao é uma religião fechada em si mesma

    Que hipocrisia isso vindo de um católico.

    E quanto a sermos uma igreja só de ricos… você nunca congregou numa igreja pequena para saber.

    Eu já congreguei em cada lugar que não cabia 50 pessoas e era uma igreja de madeira no meio do mato… congreguei por toda foz do iguaçu ao lado do meu pai, e isso não procede.

    • EDSON GOMES disse:

      “E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos;” (Atos 2 : 17) Isso só “si” faz com amor e sinceridade meus amados,isso é uma vergonha quando se trata de crente discutindo com crente,gente há um mundão aqui dentro da net,cuidado quem muito si da muito é cobrado !

      PS: Comentário editado, pois estava em CAIXA ALTA! O que denota falta de Netiqueta.

      • ZehRique disse:

        Meu caro Edson, o que estamos fazendo neste post é debater, que é o oposto de discutir. Aliás, esse deve ser seu propósito, não? Veja que não excluí uma só letra do que você escreveu, somente fiz uma adequação para que a leitura se torne mais agradável e adicionei aspas duplas onde percebi algum termo ou palavra errada, seja ela de forma proposital ou não. E assim, como seres humanos educados que somos, podermos debater esse tema polêmico, como adultos e não como bebês que saem aos gritos quando se assustam ao ver um enorme cão a sua frente.

        Graça e paz!

      • Será que Paulo debatendo com Pedro era discussão… tornou-se Paulo inimigo por dizer a verdade?

        Meu amigo, você devia ficar feliz que haja essa discussão, o único lugar onde não se pode discutir e tem de obedecer cegamente o magistério é a Igreja Católica.

        Pelo visto alguns ainda andam com espírito de católico, como já bem avisava Nicodemos…

        Pessoas como você me deixam envergonhado, pois o fanatismo não deixa enxergar o óbvio.. a consciência foi derretida….

        Você acha que está fazendo algum bem diante do “mundão” defendendo essa máfia rotulada de evangélico? Mostrar que qualquer falso profeta pode virar evangélico… por favor… respeite os evangélicos…

        Em nome de não fazer feio diante do mundão, passa a mão nas heresias dos seus irmãos, isso é uma máfia de lobos que um encoberta o crime do outro… se corrija, cara…

  11. EDSON GOMES disse:

    “Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios, pela hipocrisia de homens que falam mentiras e têm cauterizada a própria consciência,” 1 Tm 4:1-2,Isso é pra novela Caminhos das Indias, e pro “Ant-Cristo”, é ñ pra crentes sincero que ama a justiça e odeia a iniquidade, que ten o dom de cura nas mãos, isso que Cristo deixou para nós fazer, quando subiu em triunfo as altura “Porque o Pai ama o Filho, e mostra-lhe tudo o que faz; e ele lhe mostrará maiores obras do que estas, para que vos maravilheis.” (João 5 : 20)Aleleuiaaaaaaaa, obrigado Pai !

    PS: Comentário em itálico editado, pois estava em CAIXA ALTA! O que denota falta de Netiqueta.

    • ZehRique disse:

      Edson, eu creio de todo o meu ser nas palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo e em toda a Bíblia. Como eu sendo criatura, posso reclamar algo de meu Criador? O que não gostei ao assistir este vídeo e compartilhá-lo aqui com os demais é a falta de educação com que estão tratando dos assuntos espirituais, fazendo dos ajuntamentos cristãos verdadeiras “orgias”, onde se vê manifestações estranhas de praticamente todos os tipos. Isto é abominável. Não creio que os discípulos de Cristo fizeram “peripécias” semelhantes no Dia de Pentecostes, quando O Senhor cumpriu Sua promessa e derramou de Seu Espírito e estes começaram a falar línguas estranhas. Foram taxados de “bêbados”, mas não de idiotas! E realmente, este vídeo até que pode servir de alerta para o pessoal noveleiro, mas para mostrar que entre os Pentecostais verdadeiros este tipo de comportamento não é aceito.

  12. EDSON GOMES disse:

    “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.” (João 14 : 12) Como o mundo irá “acredita” nele sem essas obras, Ele sabe tudo meus amados, vamos “mostra” Ele ao mundo,o mundo odeia Ele,portanto ñ sejas participantes com eles;Efésios 5;7 Ele “que” derramar o seu coração sobre o mundo, sobre as pessoas “desobidiente”, veio trazer a verdade triunfar sobre todo o mal !

    PS: Comentário em itálico editado, pois estava em CAIXA ALTA! O que denota falta de Netiqueta.

  13. EDSON GOMES disse:

    teologo,teologo,teologo ,seminarista seminarista,seminarista…! distorcendo a éficacia da palavra, Pois Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o evangelho, não porém com
    palavras de sabedoria humana, para que a cruz de Cristo não seja esvaziada.

    1 corintios 1;17

    • ZehRique disse:

      Edson,

      Este blog não é escrito por um teólogo e muito menos por um seminarista. É escrito por um simples membro de uma denominação tida como Pentecostal, mas que abomina as aberrações. Particularmente, gosto muito de ver os dons de Deus serem manifestos no seio da Igreja, mas não corroboro com a exploração da fé alheia. Por acaso você gostaria de fazer o curso que postei aqui?
      Leia o texto do post, assista ao vídeo, leia os comentários e entenderá minha posição a respeito do tema.

  14. asperes disse:

    olá caro amigo gostei do que vc escreveu pois tem que ter sangue na veia para falar da propria religiao que congrega mais acho que naum deveria a se referir a padre jonas pois isso parece ser perseguição e a palavra diz “POR MINHA CAUSA VOS SEREIS PERSEGUIDOS” entao sem querer vc acaba deixando jonas em bons lencóis!! limite-se a olhar seu umbigo naum sou de religiao alguma mais gosto de ver as analizes feitas por pessoas como vc parabens pela iniciativa!! sucesso…

    • ZehRique disse:

      @asperes,

      Quando resolvi escrever este post sobre as aberrações neo-pentecostais, fiz diversas pesquisas e acabei encontrando uma do Pe. Jonas. Portanto, o que ele propõe aos fieis, está fora do que a Bíblia ensina. Você mesmo disse que não tem religião. OK, respeito sua crítica.

      Mas pegue uma Bíblia qualquer e veja se no dia de Pentecostes (Atos 2:1-15), quando houve o derramamento do Espírito Santo, se Pedro e/ou os demais apóstolos ensinaram àquelas pessoas a falarem em línguas estrangeiras — estranhas? De forma alguma. Quem lhes ensinou (ou permitiu que falassem) foi o próprio Espírito. Veja o versículo 4.
      Bíblia 1 x 0 Pe. Jonas. 😉

      E quanto a perseguição, fique tranquilo. É somente uma crítica. Quem não está mais “tomando leite”, espiritualmente falando, entenderá o que escrevo.

      Mas limitar a olhar somente para meu próprio umbigo, infelizmente não consigo. Tenho meus erros, você certamente notará, mas há certos acontecimentos no meio do cristianismo que não podemos deixar passar despercebidos. Por causa disso Deus disse pela boca do profeta Oseias: “o meu povo é destruído porque lhe falta o conhecimento.” (Os. 4:6).

      Fique à vontade para navegar pelo blog. Visite-o mais vezes ou assine o feed RSS. Demoro para postar textos, mas quando posto, o “café” costuma trincar os dentes mesmo. 😛

      Saúde e paz!

    • Alencar disse:

      Acho que ao se referir a qualquer comentário, é importante sim citarmos a fonte… Tá certo nosso amigo ao citar o autor…

  15. Carla disse:

    Bem colocada as suas “criticas” creio eu tb que não precisamos “forçar barra” com o Es , Ele se manifesta onde quer e de várias formas diferentes , acho essas apostasias de templo um absurdo!!!!O irmão Edson tem que aprender a ler as coisas sem tendencias ….Creio amados que aí age o Es no entendimento , pois através dEle nos é dado sabedoria!!!
    nEle que nos chamou para servir com a Verdade!!

  16. emerson disse:

    Muitos estao sendo confundidos com manifestacao do que se dizem Espirito Santo em certas doutrinas, mas quem esta agindo é o enganador para confundir as cabecas dos membros, e nao procuram ter sabedoria, pois o inimigo sabe do seu passado, mas a Deus pertemce o futuro. Por isso tomem cuidado nas manifestaçoes e tb nas profecias de alguns vasos.

    • bruno disse:

      O Emerson está certo! cuidado, pois só podem falar em linguas aqueles que Deus deu esse dom e ainda não éessa coisa estranha e sim um OUTRO idioma. Tem muita coisa ainda a se falar sobre isso.
      Peço a todos pesquisarem no google e depois leiam a biblia e meditem na palavra e peça a deus, ao Espirito Santo o entendimento. Não se preoculpe muito com isso, e sim com a obra, evangelizar, ganhar almas para esse maravilhoso DEUS vivo Todo Poderoso.
      Amém.

      IMPD.

  17. Se os cristão verdadeiros pegarem e compararem as igrejas institucional com as PALAVRAS DE JESUS CRISTO, irão ver que no meio tradicinal, pentecostal e neo-pentecostal tem heresias, conceitos erroneos, doutrinas humanas e distorcimento da palavra, pois pregam coisas que vão contra a PALAVRA DE DEUS e que não tem nada haver com Cristo Jesus.

    Novas doutrinas, conceitos, teologias, campanhas,(…) que vão contra Deus, e o pior de tudo é que os cristão não estão percebendo que o diabo e o mundo sutilmente está entrando na Igreja tentando destrui o planos e projetos de Deus, mas em o nome de Jesus Cristo desperta tu que dormes e não olhe mais para homens, doutrinas humanas, conceitos erroneos, campanhas e etcs, mas ollhem para Jesus Cristo pois é Ele que morreu por cada um de nós, e morreu para nos dar salvação e que ressucitou e esta glorificado junto ao Pai e que está entre nós atravez do Espírito Santo abrindo os nossos olhos e dando entendimento para entendermos a PALAVRA e nos mostrndo a verdade, pois Ele é a verdade.

    Eu não sou tradicional, nem pen tecostal e nem neo-pentecostal, eu sou simplismente um verdadeiro Cistão. Eu estou em Cristo e Cristo Jesus esta em mim.

    Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.
    Efésios 5:14

    Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.
    Hebreus 12:2

    Que Deus te abencoe e que o Espirito Santo te revele a verdade. Amém e Amém

  18. Alencar disse:

    Paulo diz em Gálatas Capítulo 1 versículo 8: “Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema.” As manifestações do espírito de Deus são aquelas que estão registradas na bíblia sagrada, as que os super pregadores inventam todos os dias são apenas babozeiras…

Deixe um comentário

