Mais um golpe usando o orkut

Publicado: 23/01/2007 em Alfinetadas, Internet, orkut, Segurança da Informação

Puxa, essa semana queria escrever sobre outra coisa mas não tive opção. Na praça, ou melhor, na rede mundial, mais um phishing pra pegar incautos que se aventuram na web.

Hoje de manhã, quando resolvi verificar a caixa postal do meu provedore-mail, lendo rapidamente os cabeçalhos e assuntos, notei uma mensagem um tanto esquisita. O quê? Denúncia de pedofilia contra minha pessoa? De quem poderia ter partido? De algum desafeto? Talvez… Mas, vamos lá ver o que diz o texto do e-mail, oras.
Mais um golpe usando o orkut

Brincadeira! Mais um golpe forjado vai saber onde e hospedado nos confins do planeta, usando o pior português possível, misturado com inglês e formatação pobre, pra assustar os usuários do orkut e, quem sabe de quebra, se for como um amigo me disse, instalar um spyware na máquina dos coitados para garimpar nomes de usuários, senhas e outras coisas que o safado que criou essa grosseria possa achar “útil”.

Detalhe! O endereço de e-mail que recebi a suposta notificação não é o que costumo utilizar para logar na minha conta do orkut. Me pergunto: Onde diabos esses safados conseguiram esse outro e-mail? Ah! Tem CDs vendidos com milhões deles por aí, tinha me esquecido.

Vai MAIS UM alerta. Desconfie de tudo e de todos quando receber uma mensagem com conteúdo diferente do que você costuma receber. Os filtros anti-spam dos softwares gerenciadores de mensagens estão ficando cada vez mais sofisticados, mas o bom-senso nessa hora vale e muito.
Pense, analise, verifique se o endereço apresentado é real. Na verdade o endereço pode até existir mesmo e ser hóspede de uma terrível dôr-de-cabeça que você pode vir a ter dentro de alguns dias, quando o saldo de sua conta bancária baixar alguns “Lulas”.

Portanto, pense bem antes de sair clicando em tudo quanto é link que aparece na tela do seu navegador ou cliente de e-mail.
Ah! E se você ainda usa o “Infernet Explorer”, mude para o excelente Mozilla Firefox ou qualquer outro navegador não baseado no motor de renderização do IE.

Quem avisa, amigo é…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s